#
esta lendo...
Drogas

Dimetiltriptamina, o DMT

O dimetiltriptamina, ou o DMT, é uma molécula enteógena que anda sendo muito debatida nos dias de hoje, principalmente depois da grande difusão de religiões ayahuasqueiras, como o Santo Daime e a União do Vegetal, e também após novos desenvolvimentos científicos.
O DMT só reage no corpo humano quando não há regulação por parte das enzimas MAO que degradam monoaminas. Sua produção no corpo humano ocorre a princípio na glândula pineal, hoje ainda não sabemos de forma categórica as funções do DMT em nosso corpo, mas estudos de Rick Strassman podem nos direcionar para um ponto.
A molécula também é presente em plantas, como na Psychotria Viridis (Amazônia Peruana) e na Jurema Preta (Nordeste Brasileiro) e tem sido usada por séculos, talvez milênios, por povos “tradicionais”, tais como os índios Shipibo-Conibo e Kulina.
O uso ritual no qual consome-se o DMT possui diversas características em comum a diferentes tradições, tais como experiências de ampliação da percepção, acesso à diversos níveis da mente, percepção de outras realidades, clarividência, projeção astral, acesso a conhecimentos do princípio original, distorção do tempo e do espaço, dentre diversas outras experiências que também são comuns à outras espécies de enteógenos.

Apesar de não haver uma comprovação de que o DMT seja produzido na glândula pineal, Strassman o estudou por 20 anos até que pode fazer testes em seres humanos. Como resultado foram observadas experiências de quase morte e REM (estado do sono onde ocorrem os sonhos mais vívidos), sendo responsável pelas alucinações e pelas idéias percebidas no sub-consciente humano.

Com o desenvolvimento destas pesquisas, a difusão do debate acerca de drogas, a possibilidade de maiores estudos de outros psicodélicos e também a certa tendência de mudanças na perspectiva acerca das drogas, podemos estar mais perto de aproveitar os benefícios do estudo dos psicodélicos, tais como liberdade de escolha de uso e a psicoterapia psicodélica.
Infelizmente carecemos de informação, para tal, todos os defensores de linhas psiconáuticas deveriam unir-se e lutar pela diversidade de informação. Não cabe somente o estudo nas ciências médicas, mas também nas humanas e nas políticas públicas.

Maiores informações sobre o DMT:
Erowid
MAPS
The Spirit Molecule

Discussão

Um comentário sobre “Dimetiltriptamina, o DMT

  1. “I remember the very very first time I smoked DMT…” e nao esqueçam o inibidor de IMAO

    Publicado por powerpot | 26 de fevereiro de 2011, 3:57 PM

Deixe um comentário

Temas