#
esta lendo...
Mobilização

15.O, novo reformismo?

Nos últimos tempos temos tido diversas manifestações ao longo do mundo em defesa da democracia e oposição ao modelo de política capitalista que presa pela manutenção deste sistema em detrimento das demandas da sociedade. O descontentamento da população mundial com este sistema baseado no lucro e concentração do capital na mão de poucos desencadeou ocupações de praças nas grandes capitais mundiais, incluindo-se o Rio de Janeiro.

Existem grandes discrepâncias entre a realidade dos países europeus e a brasileira, porém, isso não elimina o foco desta mobilização internacional que insere todos os países em um único sistema, guiado pelas grandes corporações e o sistema monetário internacional. As atividades de Wall Street, a política do FMI e as decisões dos banqueiros e governantes dos países europeus e dos EUA possui repercussão internacional, e por mais que o Brasil esteja numa posição mais confortável, ainda integra um sistema produtor de desigualdades sociais.

O movimento identificado como Democracia Real Yá, iniciado na Espanha, se espalhou pelo mundo e diversas movimentações têm ocorrido, mas ainda são turvos os propósitos deste movimento. A princípio, o mesmo consegue agregar diversas pessoas descontentes com o sistema dentro de curto período de tempo, o que abre as portas para o diálogo, estabelecimento de foco, metas e propostas.

O que é mais marcante é se tratar de um movimento de matéria transassociativa, expressam um descontentamento com o modelo oferecido pelas gerações anteriores (capitalismo + democracia) tal como também com os mecanismos de oposição, seja parlamentar ou a esquerda clássica.

No ato deste sábado dia 15 de Outubro o movimento organizou-se em grupos de trabalho e deliberou que no próximo sábado dia 22 irão acampar na Cinelândia, a partir das 14h sem previsão de saída. A organização horizontal abre portas para movimentos e pessoas das mais diversas associações, identificando-se como sendo parte daqueles 99% da população submetida aqueles 1% que concentram as maiores riquezas do mundo, o movimento não se interessa demarcar as diferenças, mas sim aquilo que se possui de comum interesse. A princípio, uma real democracia e a superação de um modelo que falhou naquilo que se propôs.

Também devemos estar atentos que não é de interesse da grande mídia/capital mostrar isso para a população, então façamos a nossa mídia!

 

Abaixo alguns links para melhores informações, se concordar com a causa divulgue!

 

Nacionais: Democracia Real BrasilAnonnymous BR, Grupo Democracia Real Brasil (FB), Perfil Ocupa Rio (FB)

Internacionais: Annonymous, Occupy Wall Street, Democracia Real Yá

Mecanismos de Transmissão Ao Vivo das Ocupações: Occupy Streams, Global Revolution

Mapa Mundo 15.o (convocações): Convocatórias Democracia Real Ya

 

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Temas