#
esta lendo...
Reflexões

O abstrato antiestético

Por muitas vezes podemos falar do conceito de “abstrato” como o distanciamento da idéia do seu objeto, possibilitando assim a imaginação do objeto que se torna plural. Sendo assim, o “objeto” abstrato provoca no indivíduo uma conceituação de valor, ele precisa enxergar no objeto abstrato uma estética para assim poder imaginar o objeto.

Seria possível haver um objeto abstrato sem essa estética? Seria ele algo ou simplesmente um objeto sem valor conceitual, sem estética, sem expressão?

Os povos indígenas há milênios utilizam seus grafismos como formas abstratas que denotam uma idéia, como peixe, rio, elementos da Natureza e etc. Existiria o grafismo que tentasse interpretar o sem valor ou o nada?

Andei me fazendo estas perguntas, pois tinha visto uma arte gráfica que por definição seria uma imagem de deus. Porém, na minha opinião, deus não poderia ser pintado (mesmo que a pintura denota-se diversas idéias que conceituariam deus) ou imaginado, seria o abstrato que denota as idéias. Mas como falei, todo objeto abstrato denota uma idéia, logo esse abstrato para denotar deus deveria ter previamente a idéia de deus já formada, o que não temos.

Na ausência da idéia, como poderíamos expressar a imagem de deus visto que ela não poderia denotar nenhuma idéia? Antes de tudo, há de ser um objeto abstrato, porém sem idéia, sem objeto imaginativo. Para isso o objeto abstrato deve ir de oposição a qualquer idéia e estética, deve ser antiestética.

Para qualquer coisa ser antiestética ela não deve permitir a sobreposição de uma idéia sobre a outra, em outras palavras, não deve denotar idéia. Como seria uma pintura antiestética? Um quadro branco? Um quadro preto? Nenhum dos dois, pois mesmo uma cor sozinha denota uma idéia (o branco denota paz, o preto denota o mal, por exemplo, e não necessariamente).

Um quadro antiestético não existe, um grafismo antiestético também não existe. Toda estética produzida advém da idéia do homem, o deus por ser antiestético escapa da capacidade cognitiva do ser humano. A arte, por ser uma produção do ser humano não é capaz de expressar deus, apenas as idéias de deus.

Desta maneira, o abstrato antiestético (compreendido também como deus, pois este e o abstrato antiestético são em comum “objetos” sem idéias e incognoscíveis) é tudo aquilo que escapa da produção humana, é tudo aquilo produzido sem idéias, como objetos que bóiam na existência da realidade.

Discussão

Um comentário sobre “O abstrato antiestético

  1. KAKAKAK não posso concordar com vc… pra mim deus é criação humana … sem fala q para mim a estetica é um conceito artificial tb criado por humanos … conceitos como belo, estetica, antistetica são artificalizações…

    Publicado por Luciano Vicso | 28 de março de 2009, 12:59 PM

Deixe um comentário

Temas